Ajude o Instituto Mário Penna

"Ontem, recebi minha alta depois de 7 anos de tratamento e acompanhamento dessa ótima instituição e toda a sua equipe."

Novembro Azul – Câncer de Próstata

01/11/2017 Por: Instituto Mário Penna Categoria: Fale com um especialista

Câncer de próstata

Um dos grandes problemas do câncer de próstata é que ele é uma doença silenciosa e assintomática na grande maioria dos casos, o que implica a necessidade de consultas regulares e conversas dos pacientes com profissionais urologistas.
Em casos avançados o câncer de próstata pode trazer dificuldades e incômodos urinários, dores abdominais e ósseas.
A prevenção do câncer de próstata se dá através da incorporação de hábitos saudáveis de vida, como a prática de esportes, e alimentação baseada no consumo de carnes magras e verduras. Apesar desses cuidados, o câncer de próstata pode se desenvolver em homens com hábitos de vida saudáveis.

Diagnóstico

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir de 50 anos consultem um urologista. Em pacientes com irmãos ou pai com história de câncer, essa primeira consulta deve ser realizada aos 45 anos. Esse contato com o urologista pode prevenir que a doença seja diagnosticada já em situações em que o câncer se apresente em estados avançados e incuráveis.
O diagnóstico do câncer de próstata é realizado, inicialmente, através do toque retal e exame de sangue (PSA). Outro exame que vem se mostrando importante para o diagnóstico da doença é a ressonância nuclear magnética da próstata. Em casos suspeitos, deve-se realizar a biópsia prostática guiada por ultrassom, o que trará o diagnóstico patológico da doença.

Tratamento

Existem diferentes tipos de tratamento para o Câncer de Próstata. Entre as opções estão a cirurgia de retirada da próstata, a radioterapia e hormonioterapia. Todas as opções apresentam riscos e benefícios – e estes deverão ser amplamente discutidos com a equipe que realizará o tratamento.
Outra opção, em alguns casos, é a vigilância ativa. Nesta, o paciente com câncer de próstata é acompanhado sistematicamente e intervenções realizadas em caso de progressão da doença.

Por Dr. Renato Beluco Corradi, Urologista do Instituto Mário Penna

Procure seu médico e faça o exame preventivo.
Quanto mais cedo o câncer de próstata for descoberto, maior a chance de cura.

Compartilhe essa notícia: